A Nissan é uma das mais antigas e renomadas fabricantes de automóveis do mundo. De origem japonesa, foi fundada em 1911, por Masujiro Hashimoto.
A montadora de carros dominou o gigante mercado asiático nas primeiras décadas de sua trajetória e já nos 1980 havia conquistado o mundo. Conheça um pouco mais de sua história.
O objetivo da Nissan era criar carros simples. Com aporte de três investidores, montou sua primeira fábrica e o modelo de estreia saiu três anos depois: Nissan DAT 41.
Referência em luxo, o Nissan DAT 41 tinha motor de um cilindro com 15 cavalos de potência e conseguia transportar até cinco pessoas.
Em 1925, entretanto, a Nissan decidiu deixar de lado o mercado automotivo e passou a produzir caminhões. A aposta no segmento durou somente seis anos, quando a montadora voltou a fabricar carros, lançando, porém, um tipo de motor que até hoje faz sucesso: o motor de quatro cilindros.
Muitos não sabem, mas a Nissan foi a primeira marca a construir um veículo elétrico. O Nissan Tama foi criado em 1947, fruto de um programa governamental de fontes energéticas alternativas.
Em 1958, a Nissan colocou em circulação nos Estados Unidos o primeiro sedan: o Datsun. Já em 1961, abriu uma filial no México, a primeira fora do Japão. Mais alguns anos depois, em 1967, o Datsun 510 chega a toda a América do Norte. O modelo é o primeiro sedã esportivo de quatro portas, sendo seu design uma herança dos carros de corrida.
A marca também construiu um veículo exclusivamente para o exército japonês. Apto para todos os tipos de terrenos, o Patrol era potente, muito ágil e concorria com o Jeep Willys, dos Estados Unidos.
Em 1973, a Nissan bateu o recorde de vendas no segmento de carros esportivos, com os modelos Sunny e Datsun 240Z. Nos anos 1990, foi o Nissan Primera que alcançou o sucesso e ainda conquistou vários prêmios.
A Nissan chegou ao Brasil nos anos 2000 por meio de uma aliança com a Renault, que deu suporte local à montadora japonesa. Juntas, em 2001, montaram em São José dos Pinhais, no Paraná, a primeira fábrica das duas marcas no mundo. A meta de produção era de até 59 mil unidades por ano. Dos modestos 17 pontos de vendas no país passaram para mais de 170 endereços.
O acordo que anunciou a parceria foi feito em Tóquio, em 1999. A sociedade estratégica visava responder aos desafios da internacionalização. Por exemplo, com a rede de fornecedores de insumos, com a rede de produtores, a fim de juntarem as capacidades de produção e recursos financeiros e humanos, além da rede de cooperação tecnológica, o que facilitaria a aquisição de tecnologias. Ou seja, acesso compartilhado aos saberes científicos genéricos.
Juntas, as marcas reduziram os custos, dividiram os riscos nas pesquisas e nos investimentos, fizeram acordos de comercialização para a conquista de novos mercados e aproveitaram oportunidades criadas tanto por instituições públicas como privadas. O poder de decisão era 50 /50 de ambas as empresas. E as duas ganharam com isso.
A Renault possuía experiência nas áreas de marketing, design, estratégia de vendas e serviços, enquanto a Nissan tinha know-how em produção. Enquanto a francesa ganhou terreno no mercado norte-americano, a japonesa conquistou espaço na Europa e na América Latina.
Parte da estratégia “Nissan Power 88”, uma fábrica exclusiva foi inaugurada em Resende, em 2014. A expectativa da montadora era de alcançar o posto de líder entre as marcas asiáticas, concorrendo com a Toyota e a Honda.
Nesta época, o Brasil era o quarto maior mercado do mundo. O investimento da Nissan nessa planta foi de R$ 2,6 bilhões. No complexo, há dois espaços: o da construção do carro (desde a estamparia até as pistas de testes) e outra apenas para a fabricação dos motores.
Quem tem um carro Nissan sabe das vantagens, entre elas: beleza, alta tecnologia (desde os aspectos mais complexos do carro às soluções mais simples); e comodidade.
O Nissan March, por exemplo, é um modelo compacto, ágil e inteligente. Já o Nissan Versa é um sedan, que sabe ser compacto e muito espaçoso ao mesmo tempo. Por sua vez, o Nissan Kicks é uma SUV despojada e cheia de comodidades. Outros carros Nissan de sucesso, são: Sentra, Frontier, Altima, Quest, Cube e o 350Z.
Isso é Nissan: uma sofisticada ideia de simplicidade.